Vacinas vencidas. 🧪 Mais de 250 doses de vacina contra Covid-19 supostamente vencidas teriam sido aplicadas em 61 cidades da Paraíba. A apuração é da Folha de São Paulo, em reportagem publicada nesta sexta-feira, com base na análise de dados do sistema de informação da imunização do Ministério da Saúde.
Segundo a Folha, 26 mil doses da AstraZeneca vencidas teriam sido aplicadas em mais de 1,5 mil cidades do Brasil. Após a repercussão, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou uma nota pedindo que os Municípios verifiquem se houve erro no registro dessas vacinas ou se elas não teriam sido aplicadas em tempo oportuno.
Segundo a SES, todas as doses são entregues aos Municípios em até 24 horas após o recebimento e os gestores municipais são integralmente responsáveis por armazenamento, aplicação e informação aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde. “As orientações técnicas às equipes de vacinação ocorrem frequentemente”, finalizou a SES.
A apuração da Folha diz que a cidade de Alagoa Grande, no Agreste da Paraíba, seria a que mais teria aplicado vacina supostamente vencida, com 72 doses. João Pessoa, Campina Grande e Patos aparecem na lista, mas com quantidades menores.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande disse em nota que não houve registro de aplicação de vacina vencida no município. “Houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastramento no sistema, Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo o fato já foi notificado aos órgãos competentes”.









Deixe seu comentário