O superintendente da Controladoria Geral da União na Paraíba, Severino Queiroz, afirmou em entrevista, nesta segunda-feira, que R$ 10 milhões recebidos indevidamente no auxílio emergencial foram devolvidos aos cofres públicos do estado em 2020.
Ainda de acordo com o superintendente, a CGU agiu de forma preventiva este ano. ”Em relação a empresários, donos de veículos de luxo e embarcações a gente reutilizou o mesmo bloqueio do ano passado para que não tenhamos nenhum ‘figurão’ recebendo o auxílio”, disse Severino Queiroz.
Severino destacou que a parceria com o TCE para investigar fraudes no auxílio emergencial foi importante para a devolução do dinheiro já recebido e para evitar novas fraudes. ”A Parceria com o Tribunal de contas do Estado foi muito importante, tanto que até agora não tivemos nenhum pagamento indevido identificado em relação a servidores públicos no estado”.
Em todo o Brasil estimasse que quase R$ 55 bilhões já foram pagos indevidamente com o auxílio emergencial.

A deputada federal Joice Hasselmann, de São Paulo, anunciou a sua saída do PSL em post publicado em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira. A parlamentar disse que entrou na Justiça para deixar o PSL por justa causa.
“Não sou boba. Sei que partido é problema, mas o PSL virou a representação do que há de pior na política. O PSL não só manteve a escória bolsonarista em seus quadros, mas entregou o coração da legenda”, diz a nota divulgada pela deputada.
O presidente Jair Bolsonaro chegou a escolher Joice como líder do governo no Congresso Nacional no início de 2019, época em que eram aliados políticos.

Atraso. 🧪 As primeiras vacinas da Janssen contra Covid-19 não chegarão ao Brasil nesta terça-feira, dia 15, como previsto, confirmou o Ministério da Saúde. A pasta consultou a farmacêutica em relação à entrega dos 3 milhões de imunizantes nesta terça e a empresa não confirmou. Segundo o Ministério da Saúde, as doses devem chegar ao Brasil na quarta-feira, dia 16. A Janssen não informou o motivo do adiamento.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve ir a São Paulo para receber o lote, que é uma antecipação do total de 38 milhões de doses adquiridas, com previsão de chegada a partir de outubro. As doses estão próximas do prazo de validade, de 27 de junho, e, por isso, seriam entregues somente às capitais. Ao contrário das demais vacinas contra Covid-19 em uso no país, a da Janssen é de dose única.

Vacinação com meia dose 💉 A cidade de Viana, no Espírito Santo, iniciou neste domingo a vacinação em massa de pessoas com apenas meia dose da AstraZeneca. Trata-se de um estudo em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo para avaliar a eficácia de meia dose contra a Covid-19.
A participação é voluntária e está aberta para toda a população entre 18 e 49 anos. A meta do estudo é que 85% do público-alvo seja vacinado neste domingo, o que dá mais de 29 mil pessoas.
Wanderson Bueno, prefeito da cidade de 79 mil habitantes, também foi vacinado. Todos que receberem a meia dose da vacina serão monitorados. Um grupo de 600 pessoas, escolhidas aleatoriamente, será convidado para coleta de sangue, que irá avaliar a capacidade de a meia dose gerar anticorpos contra o novo coronavírus.













