Intervalo entre doses da Pfizer diminuirá em setembro! A partir de setembro, o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda doses da Pfizer cairá dos atuais 90 dias para 21 dias, confirmou hoje o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A redução do prazo tem como objetivo frear os casos da variante Delta do novo coronavírus, mais contagiosa que as variantes anteriores.
Segundo Queiroga, o governo apenas espera que toda a população adulta esteja vacinada para diminuir o intervalo para três semanas. Embora as aplicações em 90 dias ajudem a aumentar a eficácia da vacina, segundo estudos internacionais, o prazo original determinado pelo fabricante da Pfizer é 21 dias.
“À medida que a gente avance na primeira dose, já se rediscutiu colocar a Pfizer no intervalo de 21 dias. [A previsão é] em setembro. Nós já temos 70% da população acima de 18 anos com a primeira dose”, disse o ministro, durante lançamento do projeto-piloto de testagem em massa contra a covid-19, em Brasília.
(📸: Edilson Rodrigues).

Eduardo Leite critica a polarização política do Brasil em visita à Paraíba! O governador do Rio Grande do Sul, (PSDB), pré-candidato à presidência da República, defendeu a discussão sobre um projeto político que possa unificar o País. Para ele, a polarização política é prejudicial e só serve para impedir o crescimento do Brasil. “Precisamos de menos ataque às pessoas e mais ataque aos problemas. Não faltam problemas no Brasil para a gente brigar por eles”, declarou o presidenciável durante sua visita à Paraíba neste sábado, dia 14.
Eduardo Leite participou de ato político com lideranças do partido em João Pessoa e também realizou uma visita ao Hospital filantrópico da FAP, em Campina Grande. A visita faz parte das prévias da legenda que vai escolher em novembro o nome para a disputa nas eleições de 2022.
“Essa polarização não serve para o Brasil. O Brasil não pode esperar que uma pessoa só resolva os problemas de um País. Não podemos estimular essa ideia de idolatrar pessoas. Já experimentamos isso e não funcionou. Defendemos uma cultura de paz, não uma cultura de ódio. Não é próprio do povo brasileira querer destruir uns aos outros. Uma política do ‘nós contra eles’. Não podendo nos omitir diante esse cenário. A volta ao passado só vai contribuir para o país permanecer dividido e também não permitir que o Brasil continue do jeitos que está”, pontuou Eduardo em entrevista coletiva.

Presa por estelionato! Foi presa neste sábado, dia 14, por estelionato, a mulher que disse ter encontrado uma bolsa com R$ 47 mil reais dentro, em Sapé, na Paraíba, a história repercutiu em vários meios de comunicação do estado. De acordo com a Polícia Civil, ela mentiu sobre o caso e foi conduzida para a 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita, na Grande João Pessoa, onde foi ouvida pelo delegado Carlos Othon e lavrado o flagrante.
Desde a veiculação da história, a Polícia Civil começou a acompanhar o caso. Na investigação policial, foi identificado que Daiane Silva já responde por estelionato em Bananeiras, onde forjou a cirurgia de uma das filhas para comover as pessoas e arrecadar dinheiro para a suposta cirurgia. A partir daí, a Polícia Civil descobriu que o telefone da suposta dona era, na verdade, de Daiane Silva, e que ela fazia o “personagem” tanto da pessoa que tinha encontrado a bolsa, quanto de quem tinha perdido, com o mesmo objetivo de comover a população e ser beneficiada com o caso.
De acordo com Carlos Othon, a mulher recebeu alguns depósitos bancários como ajuda de pessoas que se comoveram com a história, um curso técnico de enfermagem com todas as mensalidades pagas, e outros benefícios e vantagens indevidas em proveito da história inventada.
A Polícia Civil vai solicitar o bloqueio judicial dos valores da conta bancária da mulher, por se tratar de dinheiro proveniente do crime. Ela está presa em flagrante na 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita e vai responder pelo crime de estelionato, que não cabe fiança. Daiane Silva confessou o crime, e como ela tem filhos menores, a defesa vai solicitar prisão domiciliar.

Matheus Cunha na Copa do Mundo! ⚽ O jogador paraibano foi convocado para participar da seleção brasileira e representar o país nos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, em setembro. Na semana passada, Matheus conquistou o ouro olímpico com a seleção brasileira de futebol masculino nas Olimpíadas, em Tóquio.
“Precisei parar. A gente fica sem acreditar. É muito gratificante, é motivo de muito orgulho. Teve a Olimpíada e agora a convocação para a seleção com grande possibilidade de ir para a Copa do Mundo. Valeu e continua valendo muito a pena trabalhar com esses meninos”, disse o técnico da equipe Barão Xavier Barros.
📸 Molly Darlington/Reuters.

Na Argentina: vazamento de foto resulta em pedido de impeachment. 🇦🇷
Em julho do ano passado, o presidente argentino Alberto Fernández em comemoração ao aniversário da primeira-dama Fabiola Yáñez, se reuniu com dez convidados sem uso de máscaras ou distanciamento, apesar de estar sob decreto que proibia esse tipo de reunião devido a propagação da Covid-19. Na época, o governo tinha divulgado que “o aniversário da primeira-dama, por ser em plena pandemia, será por ‘zoom’ e com máscaras”. O escândalo estourou quando vazaram fotos da comemoração na residência presidencial.
Diante disso, os opositores abriram, nesta sexta-feira (13), um pedido de impeachment por “mau desempenho na gestão da pandemia” de Covid-19 e por violar a quarentena estrita do país ao celebrar uma festa em sua residência.
“Violar a lei é crime e ainda mais quando se dita a lei. É um crime que tem implicações éticas, morais e de governança. Como se pode pedir algo a um cidadão se quem comete o crime depois de ditar a lei diz que não se trata de algo ilegal?” questionou Waldo Wolff, um dos deputados que assina o pedido de impeachment.
Fernández falou pela primeira vez sobre o caso em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (13) e disse que “nunca se escondeu” e que durante os meses de trabalho para controlar a pandemia, se reuniu “com centenas de pessoas”, citando “governadores, deputados, empresários, atores”, mas que “sentia muito” pelo ocorrido e que “não voltaria a acontecer”.

O RedeCompras, a rede de supermercados mais querida de Campina Grande, completa 18 anos neste mês de agosto e decidiu presentear os clientes mais uma vez. Foi liberado um cupom no valor de 18 reais + frete grátis em compras acima de R$ 100, realizadas no site (redecompras.com) ou APP. Basta ao final da compra, inserir o cupom “ANIVERSARIORC” e aproveitar a vantagem! Na festa de aniversário do RC, o convidado especial é você, corre para não ficar de fora!

Paraíba autoriza antecipação de vacinação contra Covid-19 para pessoas que irão viajar para o exterior! ✈️ A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) estabeleceu a medida de antecipação da imunização contra o novo coronavírus para pessoas em condições especiais de viagens internacionais, na Paraíba. A resolução foi publicada, neste sábado (14), no Diário Oficial da União.
A autorização beneficia pessoas em situações específicas, como pessoas maiores de 18 anos selecionadas em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior; trabalhadores com contratos em empresas internacionais; pessoas com necessidades de realização de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos, desde que justificados os riscos de morte ou complicação e a impossibilidade de aguardar o agendamento da sua faixa etária; pacientes com necessidade de iniciar o tratamento com imunossupressor; e acompanhantes para os casos de doenças acima descritas.
É necessário uma comprovação documental que apresente as condições descrita acima nas secretarias municipais de saúde, assim haverá uma análise e agendamento da vacinação. Já para a segunda dose da vacinação, to cidadão deverá obedecer o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.

Banco Central criará um modelo de ‘moeda digital’.💰 O Banco Central está em discussão sobre o desenvolvimento de um projeto inovador com o intuito de trazer conforto aos novos meios de pagamentos digitais, porém ainda não há previsão para o lançamento do real digital. A criação desse recurso não tem o objetivo de eliminar de vez o papel-moeda, mas consequentemente a sua circulação será reduzida.
De acordo com dados do BC, em junho de 2021, o total de papel-moeda em poder das pessoas era de R$ 283 bilhões, enquanto o volume de depósitos à vista (dinheiro depositado em conta-corrente, sem remuneração pelo banco) era de R$ 333 bilhões. Ao acrescentar a esse valor outras formas de liquidez, como os depósitos remunerados, operações compromissadas (compra e recompra de ativos com pagamento de juros) e títulos públicos federais, havia um total de R$ 8,9 trilhões disponíveis de forma digital. Ou seja, apenas cerca de 3% dos recursos disponíveis para as operações no país estão na forma de papel-moeda.
“O que temos é um horizonte de trabalho, de discussões e de testes que deve durar de dois a três anos. Ao fim desse período, o BC deverá ter reunidas as condições necessárias para decidir sobre a conveniência e o melhor formato para a emissão de um real digital”, afirmou a instituição.









