Campina Grande tem novo secretário de Saúde! Filipe Reul foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (24). O médico Gilney Porto, que estava na Secretaria Executiva, assume a pasta. Filipe Reul é advogado e vinha exercendo o cargo de titular da Secretaria de Saúde desde 1º de março de 2020, na gestão do então prefeito Romero Rodrigues. Dias depois de assumir o posto, foi declarada a pandemia do novo coronavírus.
Ainda nesta manhã Filipe Reul se despediu da pasta em uma carta publicada em suas redes sociais. “Assumi na turbulência e entrego em um porto seguro. O dia inevitável chegou! A partir desta sexta-feira, 24 de setembro, não ocupo mais o cargo de secretário municipal de saúde de Campina Grande. Foram quase dois anos de trabalho, mas que valeram por quatro ou mais. Depois desse período de uma intensa agenda de trabalho, desafios, emoções, dificuldades e conquistas (muitas conquistas) chegamos ao ponto de agora. Não foi fácil gerir a saúde pública de Campina Grande, uma cidade-mãe para o interior da Paraíba, durante a maior crise sanitária dos últimos séculos. Assumi quando mal sabíamos o que enfrentaríamos. Era dia e noite de sufoco, literalmente! Abrimos leitos, estruturamos a rede hospitalar, criamos barreiras sanitárias, abrimos centros de testagem, contratamos profissionais, compramos insumos quando eram escassos, respondemos à opinião pública, à imprensa, aos órgãos reguladores. Quando todos tinham medo, precisamos ter coragem”, disse Filipe Reul em um trecho da carta.
“Deixo o cargo de gestor da saúde municipal com uma compreensão mais ampla do quanto precisamos lutar todos os dias por um SUS ainda mais forte, humano e acessível para todos. Obrigado, Campina!”, finalizou o ex-secretáro. Ainda não há confirmação por parte da prefeitura e nem de Reul se ele permanece na gestão em um outro cargo.









Deixe seu comentário