A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou, neste sábado (4), a morte de Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, vítima de suspeita de intoxicação causada por bebida alcoólica adulterada. O óbito ocorreu às 15h45 no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
O paciente havia sido inicialmente atendido no Hospital Regional de Picuí, nesta sexta-feira, apresentando quadro clínico grave e sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Após receber suporte médico intensivo, ele foi transferido para Campina Grande entubado, mas não resistiu às complicações, mesmo com o uso de antídoto específico e todas as medidas terapêuticas previstas em protocolo.
A SES informou que a Polícia Civil e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) já estão em Baraúna, município de origem da vítima, para investigar a procedência da bebida consumida e adotar medidas de controle e segurança sanitária.
Como resposta à situação, foi instituído um Grupo de Trabalho Interdisciplinar para reforçar ações de inspeção, fiscalização e monitoramento sobre a circulação de bebidas alcoólicas adulteradas no estado. O grupo reúne Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e os Centros de Informação e Assistência Toxicológica da Paraíba.
A SES voltou a alertar a população para que não consuma bebidas de origem desconhecida e procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, desorientação ou alterações visuais.









Deixe seu comentário