Paraíba registra mais uma doação de órgãos e 10 pessoas saem da lista de espera! Em menos de dois dias, 10 pessoas deixaram a fila de espera por transplante de órgão na Paraíba. No começo da tarde de quinta-feira (3), foi registrada pela Central Estadual de Transplantes a segunda doação de órgãos da semana, beneficiando cinco paraibanos. A outra doação aconteceu na madrugada da quarta-feira (2) no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde também foram contemplados cinco pacientes.
O último doador, um homem de 20 anos, estava internado no Hospital de Trauma de João Pessoa desde o domingo passado (30). Ele deu entrada na unidade com traumatismo craniano grave e teve a morte cerebral confirmada na quarta-feira (2). Com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas. “Nós sempre somos muito gratos às famílias doadoras por esse gesto tão nobre de amor ao próximo. É através da doação de órgãos que muitas pessoas podem voltar a ter uma vida normal e sonhar em realizar planos,” comenta a coordenadora de enfermagem da Organização à Procura de Órgãos em João Pessoa, Kalynne Souto.
Foi o fim da espera para um paraibano de 62 anos, que ganhou um fígado saudável. Para outros dois paraibanos, que receberam os rins, foi o renascer da esperança em uma vida livre das seções de hemodiálise. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos para beneficiar mais duas pessoas que aguardam pelo transplante.
“Estamos no caminho certo. Cada vez mais, conseguimos encurtar o tempo de espera de quem está na fila”, destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho. Com a última doação, a Paraíba contabiliza 24 transplantes de órgãos e tecidos em 2022. Foram 14 cirurgias de córneas, uma de coração, seis de rins e três de fígado. Ainda aguardam por um órgão 512 paraibanos.
Deixe seu comentário