A Central Estadual de Transplantes alcançou um marco inédito nesta sexta-feira (5) ao realizar a primeira captação de coração no Sertão da Paraíba. O procedimento aconteceu no Hospital Regional de Patos e teve como doadora uma mulher de 40 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do coração, também foram doados fígado, rins e córneas, beneficiando seis pacientes que estavam na fila de espera na Paraíba e em Pernambuco.
O feito representa um avanço importante para a saúde pública do estado, já que até então captações desse tipo só ocorriam em Campina Grande e João Pessoa. A mudança foi possível após a qualificação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em maio deste ano, e com a aquisição de duas aeronaves pelo Governo do Estado. Segundo a diretora da Central, Rafaela Dias, esses investimentos foram fundamentais para superar as barreiras geográficas.
“Hoje estamos começando a colher os frutos de um trabalho planejado e construído com muito esforço. Identificamos no Regional de Patos o potencial de se tornar uma unidade doadora e, com o apoio da Secretaria de Saúde e das aeronaves do Governo, transformamos essa possibilidade em realidade”, destacou Rafaela.
A logística de transporte dos órgãos contou com aeronave do Governo da Paraíba, operada por equipes do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), que garantiram rapidez tanto no deslocamento da equipe médica de João Pessoa a Patos quanto no encaminhamento dos órgãos para os centros transplantadores. Esta foi a segunda captação realizada no Sertão este ano – a primeira ocorreu em abril -, e já são nove corações doados em 2025 no estado.
Deixe seu comentário