O mundo relembra nesta quinta-feira, 11 de setembro, os 24 anos dos atentados terroristas que atingiram os Estados Unidos em 2001. Os ataques coordenados pela Al-Qaeda resultaram na queda das Torres Gêmeas, em Nova York, e na destruição parcial do Pentágono, em Washington, além da queda de um avião na Pensilvânia.
A tragédia deixou quase 3 mil mortos e marcou profundamente a história contemporânea, influenciando a política internacional e a forma como países passaram a lidar com questões de segurança e combate ao terrorismo.
Como acontece todos os anos, familiares das vítimas e autoridades participam de cerimônias em memória dos que perderam a vida. Em Nova York, os nomes das vítimas são lidos em um tributo que acontece no Memorial do 11 de Setembro, localizado no local onde ficavam as Torres Gêmeas.
O ataque de 11 de setembro segue sendo considerado o maior atentado terrorista já realizado em solo americano e continua a gerar reflexões sobre os impactos geopolíticos, sociais e humanos que se estenderam muito além daquela manhã de 2001.









Deixe seu comentário