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Sonaly Mangueira

04 de outubro de 2016 Entrevistas

Sonaly Mangueira

Moda para os pequenos: um negócio de gente grande

Empresa consolidada no mercado de moda infantil, a Pivete acaba de inaugurar sua oitava loja na Paraíba. PCN entrevistou a empresária Sonaly Mangueira para saber mais sobre a trajetória de sucesso da marca e sobre o desafio constante de agradar os pais e as crianças.

Como tudo começou
A Pivete está há mais de vinte anos no mercado e é uma das marcas de moda infantil mais conhecidas da Paraíba. A história da empresa começou em 1995, em Campina Grande, com Ana Lúcia e João Mangueira. Sonaly, filha do casal, conta com orgulho como seus pais deram início a essa trajetória. “Outras pessoas da família já trabalhavam no mercado de confecções, mas todas direcionadas ao público adulto. Meus pais tiveram a ideia de montar uma pequena fábrica, meio que improvisada, na garagem de casa, e fazer roupas para crianças. Eles tinham apenas duas funcionárias e cinco máquinas. Foi assim que a Pivete nasceu”.

A primeira loja começou a funcionar no ano seguinte, no Shopping Luiza Motta. Com o passar dos anos, Ana e João também levaram a Pivete para João Pessoa, inaugurando uma loja no Shopping Sebrae. Hoje a empresa conta com 120 colaboradores diretos e tem duas unidades em Campina Grande (no centro e no Partage Shopping), cinco na capital paraibana e uma, recém inaugurada, na cidade de Patos.

Negócio de família
Ana e João hoje dividem a administração da Pivete com seus filhos. “Eu cuido da fábrica e meu irmão [Felipe Mangueira] fica mais focado nas lojas”, conta Sonaly, que se desdobra em várias funções com muita competência e dinamismo. Na sua rotina de trabalho na empresa, ela se dedica à criação e ao desenvolvimento das coleções, coordena a produção e a parte financeira.

A todo vapor
A fábrica da Pivete está localizada no Distrito Industrial de Campina Grande. É lá que Sonaly põe em prática suas ideias de novas peças para o catálogo da marca. “Eu e minha equipe fazemos um intenso trabalho de pesquisa, análise de mercado e desenvolvimento. Tem um processo muito longo antes do desfile, antes de realmente apresentar o produto final aos clientes”, explica.

Segundo a empresária, o grande diferencial da Pivete está no fato de conseguir aliar qualidade com preços atraentes. “Nós sempre priorizamos os melhores tecidos, com modelagens confortáveis, levando em conta também o fator de durabilidade das peças. A confecção é bem parecida com o setor de moda para adultos, mas acho que nós somos mais minuciosos e cuidadosos com os detalhes para garantir a segurança e o conforto das crianças”.

Para falar de faturamento e driblar a crise nacional, Sonaly acredita ter a chave do negócio: “É impossível não se abalar com a fase na economia do nosso país, mas estamos lutando para segurar os preços e conseguir manter a Pivete em destaque no mercado”.

Sonaly (2)

Inspiração
Sonaly tem formação acadêmica em administração e em moda, além de uma pós-graduação em finanças. “Eu sempre estive envolvida com a Pivete, mas meu trabalho começou diretamente aos 15 anos”.

Grávida do segundo filho, a empresária confessa que ser mãe mudou muito sua visão de mercado. “Hoje em dia eu entendo melhor as mães que são nossas clientes, sei das necessidades das crianças por experiências que eu também compartilho na prática”.

Criativa e apaixonada pelo que faz, Sonaly busca inspiração no imaginário infantil para criar as duas coleções anuais da Pivete. “Como temos peças para a faixa etária de 1 a 14 anos, precisamos agradar os pais e também as crianças que já sabem o que querem vestir”.

A coleção atual da marca tem como tema ‘Aventura’. “Eu me preocupo para que uma temporada seja completamente diferente da outra, com peças seguindo as tendências em alta, com cores e estampas da estação”, conta Sonaly.
Além de se atualizar com o que acontece no mercado internacional, a empresária lembra da importância de manter um contato muito próximo com seus clientes. “O feedback das mães é essencial e influencia muito na criação, desde o brainstorming de ideias até a escolha dos materiais”.

De olho no futuro
Além de manter as oito lojas atuais da Pivete, Sonaly revela novos planos para a marca, como o investimento no e-commerce. “Há dois meses nós lançamos a loja online, que já era um pedido constante dos clientes”. O sistema de vendas pela internet atente todo o país, com frete grátis nas compras acima de R$ 99. A empresária também não esconde a vontade de inaugurar lojas físicas em outros Estados e promete muitas novidades para breve.

Fotos: Kalina Aires

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