• Home
  • Acontece
  • Eventos
  • Conta, Celino
  • PCN Play
  • Saúde
    • PCN Saúde
    • Guia Médico
  • Guia Festas
  • Contatos
    • Fale Conosco
    • Anuncie
Celino Neto
Celino Neto
  • Home
  • Acontece
  • Eventos
  • Conta, Celino
  • PCN Play
  • Saúde
    • PCN Saúde
    • Guia Médico
  • Guia Festas
  • Contatos
    • Fale Conosco
    • Anuncie

Programa “Antes que Aconteça” é apresentado durante a 4ª Exposição Berro do Bode, em Esperança

06 de setembro de 2025 Acontece

O Programa “Antes que Aconteça” foi apresentado durante palestra do Projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), na noite dessa sexta-feira (5), na Creche Portal, no município de Esperança, no Agreste paraibano, dentro da programação da 4ª Exposição Berro do Bode. A apresentação foi feita pela coordenadora estadual do programa e segunda dama do estado, Camila Mariz Ribeiro. O vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de Esperança, Thiago Morais, estiveram presentes na palestra, após visitarem a exposição Berro do Bode.

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do “Encontro de Mulheres do Agro”, Márcia Dornelles, antecedeu a palestra de Camila Mariz abordando o tema violência contra a mulher. “A violência nunca será culpa da mulher. A violência é culpa de quem a pratica. A violência psicológica, por exemplo, acompanha a mulher pelo resto da vida”, alertou. Ela destacou que é “preciso desnaturalizar a violência contra a mulher” e que se deve ficar alerta para não se reproduzir, normalizar ou incentivar a violência contra a mulher.

Em seguida, Camila Mariz explicou durante sua palestra como foi criado o programa “Antes que Aconteça”, por meio da iniciativa da senadora paraibana Daniella Ribeiro. “O Antes que Aconteça é um programa preventivo e protetivo. Ele busca evitar o feminicídio e também visa o acolhimento das mulheres vítimas de violência”, frisou.

Camila Mariz ressaltou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 73% das violências praticadas contra as mulheres ocorrem dentro de casa. Ela lembrou que a violência não é só a física, mas existem outras formas, como, por exemplo, a psicológica e a patrimonial. “Eu sei o que é a violência doméstica. O agressor coloca a mulher numa situação de medo constante”, disse.

A coordenadora estadual do “Antes que Aconteça” enfatizou que é preciso falar sobre a violência contra as mulheres e denunciar os agressores. “O silêncio mata as mulheres. Silenciar diante da violência contra uma mulher é a gente falhar como ser humano”, afirmou. E apontou: “Na maioria dos casos, o agressor está no núcleo familiar da mulher, seja o marido, companheiro, irmão”.

Sobre as ações desenvolvidas na Paraíba, Camilia Mariz lembrou que o Estado possui várias iniciativas de prevenção e combate à violência contra a mulher. Ela lembrou que o “Antes que Aconteça” já conta com duas Casa Lilás instaladas, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande, sendo que estão previstas mais 50. E ressaltou que em cinco meses de funcionamento a Casa Lilás na capital já atendeu mais de 300 mulheres. Ela pontuou que a mulher vítima de violência na Casa Lilás é atendida por uma assistente social e um psicólogo capacitado para a acolher.

Camila Mariz também relatou que estão sendo realizadas ações preventivas, como palestras e capacitações buscando conscientizar tanto mulheres quanto homens sobre o problema. Ela citou, ainda, que a Patrulha Maria da Penha criada na Paraíba é atuante e que nenhuma mulher assistida pela iniciativa foi vítima de feminicídio.

Outro ponto destacado por Camila Mariz foi a necessidade de os pais investirem na educação dos filhos para que não se tornem homens adultos agressores: “A responsabilidade começa dentro de casa”. Ela lembrou que a cada seis horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil.

Já a primeira-dama de Esperança, Angélica Almeida, falou sobre a importância de espaços como o “Encontro de Mulheres do Agro” para se debater temas importantes como é o caso da violência contra a mulher: “É de suma importância um momento como este onde várias mulheres expõem suas vivências, experiências, para que, a partir daí, se possa discutir e implementar novas políticas públicas voltadas às mulheres”, disse.

Angélica Almeida acrescentou que a troca de experiências das mulheres representa mais força na luta pelas bandeiras femininas. “Eu acho super importante, não só no Berro do Bode, mas em outros momentos, que a partir de iniciativas como esta mostrar a sociedade o poder da mulher. A mulher tem um papel importante, fundamental no desenvolvimento da sociedade”, frisou.

A mesa do “Encontro de Mulheres do Agro” durante a 4ª Exposição Berro do Bode foi formada pela advogada Camila Mariz; a assessora da Sedap-PB, Márcia Dornelles; a primeira-dama de Esperança, Angélica Almeida; a empreendedora rural e professora Daiane Monteiro; a secretária municipal de Comunicação e Eventos, Alanna Monteiro; e a vereadora de Esperança, Rafaela Nogueira.

Empreendedorismo feminino – Dentro da programação do “Encontro de Mulheres no Agro” durante a 4ª Exposição Berro do Bode, em Esperança, a professora e produtora rural Daiane Monteiro contou um pouco sobre a sua experiência. Ela atua na área da ovinocaprinocultura e mostrou que “é preciso fortalecer o movimento das mulheres e o empreendedorismo rural feminino”.

Daiane Monteiro enfatizou que “se a gente quiser, se olhar ao nosso redor, a gente consegue produzir”. Ela apontou que são necessárias mais políticas públicas para estimular as mulheres a aceitarem o desafio de serem produtoras rurais. “É possível sim mulheres criando seus animais, gerando renda com a venda do leite, do queijo, do iogurte”, relatou.

A produtora rural destacou o potencial da ovinocaprinocultura na Paraíba. E ressaltou que a realização de eventos como a 4ª Berro do Bode é um incentivo para os criadores. “Eu fico feliz de ver a retomada do evento, após 20 anos sem acontecer, marcando os 100 anos de fundação de Esperança”, afirmou, lembrando que antes o criador que desejasse visitar uma exposição de animais teria que se deslocar para outro município.

Daiane Monteiro enfatizou que a realização de feiras e exposições, de capacitações, por exemplo, incentiva os jovens a se fixarem no meio rural, porque nele se encontra emprego e renda. “A gente passa a ver o campo não como era antigamente, de pegar na enxada. Hoje, basta ter conhecido que você se destaca”, complementou.

Programação da exposição – A 4ª edição da Exposição Berro do Bode termina neste sábado (6). Estão sendo realizados torneio leiteiro, palestras, minicursos, apresentações culturais, competições, mostra de animais, entre outras atividades. A exposição é uma realização da Prefeitura de Esperança com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). A Berro do Bode conta com 320 animais de 31 expositores da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, a exposição em Esperança é mais um evento da retomada e da força do calendário de eventos do agro para movimentar a economia e gerar emprego e renda. “São ambientes de negócio, de melhoramento genético, verdadeiras vitrines para o produtor rural. São ambientes, também, que contribuem para o desenvolvimento de outros setores como o turismo e o comércio”, disse.

Para o criador Felipe Rocha Souza, a Berro do Bode é uma oportunidade de adquirir conhecimentos para promover o melhoramento genético, assim como um espaço para apresentar os animais e fazer negócios. “A gente consegue trocar experiências, aprender sobre a genética animal, melhorar a criação”, disse. Ele é criador há 15 anos e levou para expor no evento nove animais.

O professor Bruno Almeida foi visitar a exposição de animais acompanhado da esposa e dos dois filhos. Ele já havia levado a turma de alunos para uma aula extra classe. “É um momento de lazer com a família. O que as crianças gostam mais aqui certamente são os animais. É uma oportunidade para se conhecer o ambiente rural, que a pessoa da cidade não tem muito contato, é muito enriquecedor”, completou.

Neste sábado, a 4ª Berro do Bode tem a realização de competições divertidas na Feira Berro do Bode, como quem toma mais rápido um litro de leite ou iogurte, e come um quilo de queijo. Outra disputa será a melhor imitação do berro do bode. Os vencedores do torneio leiteiro e do concurso de pista também serão conhecidos.

A 4ª Berro Bode conta ainda com o apoio do Governo Federal, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa), Sebrae-PB e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB).

Fonte: Assessoria de Comunicação.

WhatsApp Image 2025-09-06 at 10.39.59-2.jpeg

Veja também

Inauguração

Juventude

Gastronomia paraibana conquista agentes de viagens em Ribeirão Preto

7 de Setembro

Prefeitura de Campina Grande reúne autoridades para acompanhar o início da obra de revitalização da malha ferroviária urbana para implantação do VLT

Transplante

Deixe seu comentário Cancelar resposta

PCN PLAY

Volta às aulas Maple Bear

Volta às aulas Maple Bear

La'venid

La'venid

Speed Runner - Inauguração

Speed Runner - Inauguração

SBS Barbearia

SBS Barbearia

Inauguração da Audisonic

Inauguração da Audisonic

Nossas Redes

Seções

  • Acontece
  • Eventos
  • PCN Play
  • Celino Indica
  • PCN Saúde
  • Guia Médico

Institucional

  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato
Termos Uso | Política de Privacidade
Desenvolvido pela ROX
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de PrivacidadeConcordar e fechar