O presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa, Brigitte Macron, entraram com um processo por difamação contra a comentarista Candace Owens nesta quarta-feira (23). A ação, apresentada no Tribunal Superior de Delaware, nos Estados Unidos, acusa Owens de conduzir uma “campanha implacável de difamação ao longo de um ano” contra o casal.
O motivo da ação é uma teoria conspiratória divulgada por Owens, que sugeria que a primeira-dama da França seria um homem. Em março, a podcaster reacendeu a falsa narrativa ao publicar no YouTube um vídeo intitulado “A primeira-dama da França é um homem?”, conteúdo que rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Na ocasião, Owens afirmou que se tratava de “provavelmente o maior escândalo da história política”.
Segundo o processo, a influenciadora produziu uma série de vídeos para seus 4,5 milhões de inscritos, incluindo uma sequência chamada “Becoming Brigitte”, além de comercializar produtos com base na alegação infundada.
O advogado do casal presidencial, Tom Clare, afirmou ue Owens foi notificada diversas vezes para retirar as acusações, mas se recusou, levando Macron e Brigitte a recorrerem ao Judiciário como “última alternativa”.
A denúncia sustenta que Owens foi a responsável por levar a conspiração ao público norte-americano e a uma audiência internacional. O casal pede indenização por danos punitivos e alega ter sofrido “graves prejuízos econômicos”, incluindo perda de oportunidades de negócios futuras.
Deixe seu comentário