Uma pesquisa do Ipsos-Ipec, divulgada dois meses após a escolha do papa Leão XIV, aponta que 38% dos brasileiros avaliam o início de seu pontificado como ótimo ou bom. O papado chega aos 100 dias neste sábado (16).
Segundo o levantamento publicado pelo portal G1, 14% classificaram como ótimo e 24% como bom. Outros 28% consideraram regular e 5% disseram ser ruim ou péssimo. Já 29% dos entrevistados afirmaram não ter opinião ou preferiram não responder.
Para a diretora do instituto, Márcia Cavallari, esse número expressivo de pessoas sem avaliação definida mostra que o pontífice ainda está em fase de observação. “O alto percentual de pessoas que ainda não têm uma opinião formada não deve ser visto como desinteresse, mas como um período de observação atenta”, afirmou.
Entre os católicos, a aprovação é mais alta: 54% avaliaram como ótimo ou bom, sendo 21% ótimo e 33% bom. Nesse grupo, o percentual de quem não opinou cai para 17%. Já entre os evangélicos, a aprovação é de 22% (8% ótimo e 14% bom), enquanto 41% disseram não saber ou não responderam.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 8 de julho, em 131 municípios de todo o Brasil.
Deixe seu comentário