Principal cartão postal do Brasil e um dos monumentos mais famosos do mundo, o Cristo Redentor completa 90 anos nesta terça-feira. A inauguração aconteceu no dia 12 de outubro de 1931. Desde então o monumento se tornou ponto turístico marcando a paisagem do Rio de Janeiro. O Cristo Redentor já chegou a receber 100 mil visitantes por mês em altas temporadas e foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Colégios antigos e Cine Capitólio
Como reflexo do desenvolvimento educacional e cultural da cidade, na primeira metade da década de 30 foi inaugurado em 1931 o Colégio da Imaculada Conceição (Colégio das Damas), sob a direção das religiosas da Instrução Cristã, com ensino exclusivo para o sexo feminino, e para o sexo masculino, neste mesmo ano, surgiu o Colégio Diocesano Pio XI.
No campo cultural tivemos a inauguração do Cine Capitólio, em 1934, com mil cadeiras e em prédio próprio, na Rua Irineu Joffily.
📖 Neste dia 11 de outubro, o Portal Celino Neto comemora os 157 anos da Rainha da Borborema publicando uma série especial com trechos do livro ‘História de Campina Grande: de aldeia a metrópole’, de autoria dos historiadores @steinmullermariaida e @vanderleyihcg.
📲 Para informações sobre como adquirir um exemplar do livro, basta falar com Gabriela Araújo no Whatsapp: (83) 99807-8860.

Portal Celino Neto esteve na festa de aniversário da médica Annelise Meneguesso, em João Pessoa. Confira as fotos exclusivas do evento aqui conosco. Clica agora! Fotos: Pedro Ivo.





O Grêmio de Instrução de Campina Grande
O ensino em Campina Grande funcionava em casas particulares, sem a devida estrutura, e o primeiro prédio escolar da cidade vinha sendo obra de Chistiano Lauritzen, na Rua dos Armazéns, atual Marquês do Herval, mas ficou inacabado, pois tinha sido iniciado da Intendência de Lauritzen, não com dinheiro público, mas com o dinheiro dos salários dos Intendentes por um acordo estabelecido entre os três. Mas com a perda do mandato, o próprio Lauritzen continuou a construção do prédio com dinheiro de seu próprio bolso. Em 1899 Lauritzen convocou gente da cidade, como Vigário Sales, o juiz Alfredo Espíndola, o professor Clementino Procópio, o médico Chateaubriand, o farmacêutico Aristides Vilar Azevedo, e outros com intuito de criar uma agremiação para um educandário de ensino médio na cidade, a Sociedade do Grêmio de Instrução de Campina Grande, que ministraria aulas de latim, português, francês, inglês, matemática, ciências naturais e geografia. Lauritzen e os demais ex-intendentes doaram o prédio à municipalidade que se encarregaria de terminar a obra. A escola serviu eficientemente à cidade por mais de três anos, mas em 1901, por falta de professores, a Sociedade foi fechada e o prédio devolvido ao município com destinação assegurada em documentos públicos pelos doadores de não ser alienado e não servir a outra coisa senão a educação. O prédio, hoje, é ocupado pelo Colégio Alfredo Dantas.
📖 Neste dia 11 de outubro, o Portal Celino Neto comemora os 157 anos da Rainha da Borborema publicando uma série especial com trechos do livro ‘História de Campina Grande: de aldeia a metrópole’, de autoria dos historiadores @steinmullermariaida e @vanderleyihcg.
📲 Para informações sobre como adquirir um exemplar do livro, basta falar com Gabriela Araújo no Whatsapp: (83) 99807-8860.

Referências à lagoa que veio a ser o Açude Velho
Documentos atestam que existia uma lagoa natural, ou alagado, nas proximidades da povoação de Campina Grande. Uma obra editada em 1817, de autoria do Padre Aires de Casal, ao mencionar Campina Grande diz que “seus habitantes bebem de uma lagoa contígua, a qual, faltando água nos anos de grande seca, os obriga a ir busca-la ali a duas léguas”. Desde os tempos de aldeia, Campina Grande já era um lugar perfeito para pouso de viajantes e negociantes, por estar situada bem no meio do caminho que ligava o sertão ao litoral, em terras adequadas à cultura de vários cereais indispensáveis à vida dos colonos, e junto a uma lagoa no remanso do Riacho das Piabas, a chamada Lagoa das Tabocas que mais tarde viria a ser represada para aumentar sua capacidade hídrica e hoje é o belo manancial do Açude Velho.
📖 Neste dia 11 de outubro, o Portal Celino Neto comemora os 157 anos da Rainha da Borborema publicando uma série especial com trechos do livro ‘História de Campina Grande: de aldeia a metrópole’, de autoria dos historiadores @steinmullermariaida e @vanderleyihcg.
📲 Para informações sobre como adquirir um exemplar do livro, basta falar com Gabriela Araújo no Whatsapp: (83) 99807-8860.

Novo teste rápido detecta Covid pela saliva e também indica carga viral! 🔬 Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) patentearam um novo teste para detecção do SARS-CoV-2 na saliva. O dispositivo reúne precisão equivalente à do teste de RT-PCR, baixo custo e capacidade de analisar várias amostras ao mesmo tempo. Além de detectar a presença do vírus, o novo teste também indica a carga viral da pessoa infectada. A chegada do teste ao mercado depende, agora, de interesse de empresas pelo licenciamento da patente e produção do dispositivo em larga escala.
A tecnologia usada para detectar o vírus envolve um marcador com propriedade eletroquimioluminescente (que emite luz a partir de reações eletroquímicas). Dessa forma, na presença do material genético do patógeno, ocorre uma reação que emite luz vermelha, indicando o resultado positivo para a Covid-19. A intensidade da luz vermelha é proporcional à carga viral presente na amostra. Caso o aparelho não acenda, é sinal de que o vírus não foi detectado e, portanto, a pessoa não está infectada.
Outra inovação está no fato de o dispositivo poder ser acoplado a um smartphone, permitindo que o processo de amostragem e testagem seja concluído sem a necessidade de profissional especializado. O projeto teve apoio da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em nota, Campinense repudia agressões a jogadores e equipe técnica após partida contra América, em Natal! O clube divulgou uma nota de repúdio neste domingo (10) sobre as agressões por parte de torcedores do América, em Natal, no Rio Grande do Norte, contra a delegação da Raposa após a partida entre os dois times válida pela Série D terminar empatada em zero a zero no sábado (9).
Na nota, o clube informou que a polícia foi chamada e conduziu um dos agressores a Central de Polícia, onde foi registrada uma ocorrência em flagrante do delito cometido contra a delegação da equipe paraibana e que irá tomar medidas cabíveis sobre o ocorrido.
Confira a nota do Campinense: 📃
O Campinense vem por meio desta repudiar a agressão sofrida pelo elenco rubro-negro, na noite desse sábado (09), por integrantes de uma torcida organizada do América-RN.
Após a partida, o elenco retornou para o hotel onde estava hospedado, onde iria jantar e retornar ao ônibus para voltar para Campina Grande.
Na saída para o ônibus, nossos jogadores foram surpreendidos com o ônibus apedrejado e alguns membros de uma torcida organizada da equipe potiguar com pedras e garrafas de vidro nas mãos, para agredir nossa delegação.
A delegação recuou, mas eles insistiram no confronto, entraram no saguão do hotel, e os jogadores revidaram com o objetivo de se defender.
Com o suporte da gerência do Hotel, a diretoria conseguiu chamar a Polícia, que conduziu um dos agressores até a Central de Polícia, onde foi registrada uma ocorrência em flagrante do delito cometido contra nossa delegação.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a integridade de todos os nossos jogadores e colaboradores, por isso, ainda iremos tomar outras medidas cabíveis sobre o ocorrido.
Lamentamos e repudiamos todo e qualquer tipo de agressão.
Esperamos que isso não se repita com nenhuma delegação, afinal, futebol é um espetáculo que proporciona lazer. E que o confronto fique dentro das quatro linhas, e pela classificação.
Diga não a violência!










