SENAI participa de missão no Japão com foco em hidrogênio verde e produtividade
O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, participa, até a próxima sexta-feira (22), da primeira missão do SENAI Nacional ao Japão com foco na indústria do hidrogênio verde.
O objetivo principal da visita é discutir o arcabouço da cooperação entre a instituição, no Brasil, e o departamento de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) industrial do país asiático para o fortalecimento da cadeia de fornecimento de hidrogênio; além do uso de hidrogênio na geração de energia; e a P&D para redução de custos de geração, armazenamento e transporte de hidrogênio no Brasil e no Japão.
A ideia, segundo Mello, é potencializar oportunidades de parcerias e buscar inspirações tendo em vista o estágio mais avançado da indústria japonesa. No Brasil, a atividade está em fase de desenvolvimento.
“O Japão já começou nessa área. Tem um porto especializado, tem empresa produzindo hidrogênio verde em escala comercial, em que pese esta ainda ser incipiente, como o é no mundo. Mas o fato é que a atividade já existe. Então vamos conhecer o que estão fazendo, que dificuldades tiveram e como podemos trazer esse aprendizado para o Brasil e o Rio Grande do Norte”, disse o executivo.
Uma Missão anterior do SENAI-RN ao país, em 2010, resultou na criação de um programa temporário de educação profissional da instituição para formação de tripulantes de barcos de pesca oceânica.
“A frota pesqueira que usa mais tecnologia no mundo é a japonesa e os asiáticos são líderes de pesca oceânica. O curso foi realizado em Santa Cruz, reunindo jovens de comunidades litorâneas de diversos municípios”, disse Rodrigo Mello, à época, na primeira gestão enquanto diretor do SENAI no estado.
Deixe seu comentário