O maior pedaço de Marte já identificado na Terra será leiloado nesta quarta-feira (16) em Nova York, podendo alcançar um valor de até US$ 4 milhões – o equivalente a cerca de R$ 22 milhões. A venda será conduzida pela Sotheby’s, tradicional casa especializada em leilões de itens históricos e científicos.
Batizado de NWA 16788, o meteorito é resultado de um impacto violento que o lançou da superfície marciana ao espaço. Após percorrer aproximadamente 225 milhões de quilômetros, o fragmento caiu no deserto do Saara e foi encontrado no Níger, em novembro de 2023.
Segundo a Sotheby’s, o NWA 16788 é cerca de 70% maior do que o segundo maior fragmento marciano já catalogado. Isso significa que ele representa sozinho quase 7% de todo o material marciano conhecido na Terra, o que o torna uma peça extremamente rara e valiosa para a ciência e colecionadores.
A rocha mede 7,5 cm de altura, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de profundidade. De acordo com a vice-presidente de ciência e história natural da Sotheby’s, esse exemplar tem o dobro do tamanho do segundo maior fragmento conhecido.
Uma pequena amostra do meteorito foi enviada a laboratório, onde sua composição foi comparada com dados da missão Viking, da NASA, que pousou em Marte em 1976. O estudo confirmou que se trata de uma shergotita olivina-microgabroica, uma rocha formada a partir do resfriamento lento de magma marciano.
A superfície vítrea do meteorito – consequência da intensa temperatura enfrentada ao entrar na atmosfera terrestre – foi um dos sinais que despertaram o interesse dos especialistas, ajudando a diferenciar a rocha de uma pedra comum e a confirmar sua origem interplanetária.
Deixe seu comentário