Voando alto
Com a primeira fábrica de aviões da Paraíba inaugurada recentemente em Campina Grande, PCN conversou com o empresário Juan Pinheiro para saber detalhes do investimento e de seus planos para a Stratus Aeronaves.
De sonho à realidade
“Tudo começou com o desejo de voar”, conta Juan Pinheiro, empresário campinense proprietário da Stratus Aeronaves. Sua paixão por aviões não é recente. Juan pilota há 11 anos e é bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Escola Superior de Aviação Civil (Esac). A experiência de vários anos e os contatos na área o fizeram vislumbrar um investimento pioneiro na Paraíba. “Quando eu adquiri minha primeira aeronave, tive a oportunidade de acompanhar o processo de fabricação e achei que nós poderíamos desenvolver uma atividade similar em Campina Grande”, lembra.
A ideia de criar uma fábrica de aviões na cidade começou a sair do papel em 2013. Muita pesquisa, tecnologia e profissionais especializados foram necessários para que, no final de junho deste ano, Juan inaugurasse a Stratus Indústria Aeronáutica.
Estrutura e mão de obra
A fábrica está localizada no distrito de São José da Mata e levou cerca de um ano para ser construída. Durante este tempo, uma parceria com o Senai da Paraíba possibilitou a criação do Centro de Tecnologia Aeronáutica, onde a empresa ficou instalada desde o início de 2015. “O Senai nos cedeu um espaço dentro da própria escola e hoje está capacitando alunos para a indústria de aviação”, explica Juan, que atualmente emprega 12 funcionários na Stratus, com previsão de que este número chegue a 60 até o final de 2017. “São profissionais muito bem qualificados das áreas de engenharia e mecânica, alguns deles com experiência internacional”.
Juan apresenta o hangar da Stratus, que conta com um setor de laminação de fibras, onde são produzidas peças estruturais, um setor de mecânica, para montagem, e outra área dedicada para pintura e acabamento das aeronaves. “Em paralelo à fabricação, vamos instalar uma oficina de manutenção de aviões. Será um passo seguinte. Toda a estrutura, os profissionais e os equipamentos já estão prontos, nós aguardamos apenas a aprovação da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] para começar a operar”.
Mercado global
A Stratus tem uma parceria com a Volato Aeronaves, indústria brasileira com sede em Bauru-SP, para montar o modelo Volato 400. “É um avião rápido, confortável e moderno para quatro passageiros, com boa capacidade de carga e de excelente custo/benefício”, explica Juan. “A Volato fornece os kits de montagem com as partes de fibra e as peças internas de comando são fabricadas em Campina Grande”.
O empresário revela que sua equipe está empenhada no desenvolvimento da primeira aeronave 100% paraibana. “No próximo ano a Stratus vai apresentar seu próprio modelo, criado desde o desenho inicial. Será um avião com capacidade para dois passageiros, que não deixará nada a desejar dos que são produzido atualmente nos grandes polos da indústria aeronáutica, com a Alemanha e a República Tcheca”, garante Juan.
Ele vê o baixo custo da produção no Brasil como um ponto forte para competir no exterior: “As fronteiras do mercado de aviação são mais largas. Além de atender os clientes locais, nós produzimos pensando no mercado nacional e também em exportar aviões para outros países”.
Juan ressalta que na indústria aeronáutica um avião é primeiro vendido, para então ser fabricado e entregue, num prazo de 6 a 8 meses. “A Stratus tem muitos contatos com clientes em potencial que querem ver e testar nossa primeira aeronave, que deve ficar pronta em setembro. O primeiro comprador é campinense”.
Potencial
Por ser a primeira fábrica de aeronaves da Paraíba, a Stratus tem despertado interesse de outros investidores do setor de aviação. Segundo Juan, uma empresa de Goiânia estuda a possibilidade de montar uma oficina de helicópteros em Campina Grande. “Também há interesse por parte de uma escola de pilotagem”, acrescenta o empresário.
Empreendedor
Juan Pinheiro é nome de destaque no meio empresarial de Campina Grande. Antes de investir na indústria de aviação, ele se consolidou no setor de tecnologia e segurança eletrônica com a Insiel, fundada em 1996. “Temos 20 anos no mercado, com pioneirismo na prestação de serviços de monitoramento e software, fornecendo para todo o Brasil”.
Outro negócio de sucesso comandado por ele é a rede Attento Distribuidora, que conta com 12 lojas, de Salvador à Fortaleza. “É a maior rede de distribuição no Nordeste de equipamentos eletrônicos de segurança”, se orgulha o empresário.
Agora, com novos planos de voo, Juan vê a Stratus Aeronaves com muito otimismo: “é um amadurecimento da nossa área produtiva”.
Fotos: Jô Carvalho
Deixe seu comentário