Um shopping como você nunca viu
Campina Grande está prestes a ganhar um shopping a céu aberto, empreendimento inovador que promete aquecer o comércio nas ruas mais movimentadas da cidade. PCN conversou com o gerente de projetos JONNAS COSTA para saber mais detalhes sobre o Shopping Vila Nova Centro.
O projeto
Diversas cidades brasileiras já experimentaram o conceito de shopping a céu aberto, mas um projeto que será executado em Campina Grande nos próximos meses tem tudo para ir além do modelo convencional. O campinense Jonnas Costa está coordenando o Shopping Vila Nova Centro com a proposta de valorizar consideravelmente as principais ruas do comércio na cidade.
“A proposta de um shopping a céu aberto em Campina é antiga. A ideia foi apresentada há cerca de 16 anos, mas as tentativas de implantação não se concretizaram”, conta o gerente de projetos, que desde o final 2014 tem concentrado esforços para adaptar a ideia e garantir diferenciais para conseguir avançar na execução.
Bastidores
Segundo Jonnas, “o Shopping Vila Nova nasce como uma empresa de apoio à gestão do espaço público”. As principais parcerias são com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e com a Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), além do apoio da Prefeitura Municipal, que assinou um termo de cooperação e a cessão para permitir as alterações que estão por vir.
O trabalho com universidades locais – UEPB e UFCG – deve facilitar a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de tecnologia para melhoria da infraestrutura.
O coordenador destaca que o projeto está de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e também será executado em sintonia com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos da cidade.
Melhorias
Jonnas Costa garante que as mudanças que serão implementadas com o Shopping Vila Nova Centro trarão benefícios para clientes e empresários. “Queremos que o consumidor se sinta à vontade para circular nas ruas como se estivesse dentro de um shopping convencional. Por outro lado, temos um plano de superação de crise, priorizando o aumento no fluxo de clientes e, consequentemente, a valorização da economia local”, explica.
O projeto inclui a reforma de calçadas e de rampas, melhorando a acessibilidade, a recuperação dos prédios históricos do centro no estilo Art Déco, segurança de marquises e a criação de unidades de urbanização nas extensões de calçadas com prestação de serviços.
Para se integrar aos projetos de mobilidade urbana, o Shopping Vila Nova tem a missão de melhorar também o fluxo de veículos e de pedestres nas ruas, além de incentivar a rotatividade de estacionamento da Zona Azul.
Desafios
“Um dos nossos objetivos é possibilitar que o horário de funcionamento das lojas seja estendido até as 20h, de segunda a sexta, e que o expediente no sábado possa incluir o período da tarde. Dessa forma poderemos criar uma alternativa para quem trabalha durante todo o dia e sempre recorre aos shoppings para fazer compras nas horas vagas”.
Para que isso aconteça, Jonnas reconhece que a segurança no local precisa de um enorme reforço. “Estamos trabalhando para garantir um sistema próprio eficaz e também facilitar a atuação da polícia. Furtos e assaltos, por exemplo, poderão ser monitorados pela nossa equipe e um alerta ser gerado imediatamente para o posto de polícia, no mesmo modelo de como acontece nos shoppings tradicionais”.
Com as mudanças executadas, Jonnas considera a possibilidade de promover diversas atividades culturais, ações promocionais e eventos para atrair público para o shopping a céu aberto.
Expectativa
De acordo com o coordenador, o projeto do Shopping Vila Nova Centro deve ser executado a partir do mês de agosto. A primeira rua será a Maciel Pinheiro, mas outras já são consideradas para receber as melhorias, como a Venâncio Neiva, Barão do Abiaí e a Marquês do Herval. “Com todos os trâmites legais, o avanço das obras e a aceitação dos empresários, nosso objetivo é que o shopping esteja funcionando a topo vapor até o final deste ano”, conta Jonnas.
Fotos: Kalina Aires
Deixe seu comentário