Durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou polêmica nesta sexta-feira (24) ao comentar sobre o combate às drogas. Ao abordar o tema, Lula afirmou que os traficantes seriam “vítimas dos usuários” e sugeriu que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos deveriam concentrar esforços em combater o vício entre consumidores.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, declarou o presidente. Em seguida, acrescentou que “existe uma troca: gente que vende porque tem quem compre, e quem compra porque tem quem venda”.
As declarações foram dadas em resposta a questionamentos sobre falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia defendido ações mais duras contra o narcotráfico e afirmou não ser necessária uma declaração de guerra para eliminar traficantes. Lula e Trump devem se reunir neste domingo (26) durante uma agenda paralela à cúpula do Sudeste Asiático.
Após a repercussão negativa, o presidente usou as redes sociais para se retratar. Lula afirmou que a frase havia sido “mal colocada” e reforçou seu posicionamento contrário ao tráfico e ao crime organizado. “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu.









Deixe seu comentário