Paciente oncológico pode tomar vacina de gripe?
Sim, de modo geral, o paciente em tratamento contra o câncer fica com a imunidade diminuída, com mais chance de desenvolver complicações durante a gripe. A vacina da gripe distribuída no Brasil ajuda a proteger contra a infecção pelo vírus influenza e não apresenta risco, pois é feita com fragmentos do vírus inativado (morto), sem capacidade de gerar a doença. Alguns detalhes precisam ser observados:
– A resposta à vacina é melhor quando ela é tomada fora dos ciclos de quimioterapia. O ideal é fazer a imunização até duas semanas antes do início do tratamento (1º ciclo). Caso a vacina seja tomada depois desse período, deve se considerar repetir a dose três meses após o término de todo o tratamento.
– Administração da vacina não deve ser feita no mesmo dia da quimioterapia.
– Não devem tomar a vacina os pacientes com alergia à proteína do ovo, alergia à uma imunização anterior ou com quadros específicos de alterações, como baixo nível de plaquetas.
– Para garantir a segurança do procedimento e evitar problemas, é fundamental discutir seu caso com o oncologista responsável.
Quer saber mais? Acompanhe o perfil do @cpo.cg e fique por dentro.
Deixe seu comentário