O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa de Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (7), por meio de sua rede social, a Truth Social. Trump afirmou que o ex-mandatário brasileiro está sendo alvo de uma “caça às bruxas”, comparando sua situação à que ele próprio enfrentou nos Estados Unidos.
“Estarei assistindo à caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria ocorrer é o dos eleitores do Brasil – isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump.
Embora não mencione diretamente as ações judiciais em curso, o republicano falou em perseguição política e defendeu a inocência do ex-presidente. “Tenho observado, assim como o mundo, como eles o atacam incessantemente. Ele não é culpado de nada, exceto de lutar pelo povo”, declarou.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele responde por cinco crimes, incluindo tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Caso seja condenado, poderá enfrentar até 39 anos de prisão.
Na publicação, Trump também afirmou conhecer Bolsonaro pessoalmente, chamando-o de “líder forte” e “bom negociador”. Os dois têm trocado elogios desde a eleição presidencial brasileira de 2018.
Deixe seu comentário