A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na noite desta terça (11), na sede da OAB uma Audiência Pública alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. A propositura da sessão foi de autoria da vereadora Jô Oliveira, que tem atuado constantemente em pautas ligadas à igualdade racial e aos direitos humanos.
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de grande relevância para a sociedade brasileira, pois busca promover uma reflexão ampla sobre a desigualdade racial ainda presente em diversas esferas. A população negra, historicamente, enfrenta desafios como discriminação racial, exclusão social e acesso desigual a oportunidades no mercado de trabalho, na educação, na saúde e em outros setores fundamentais da vida em sociedade.
Durante a audiência, foram destacadas as conquistas, a cultura e as contribuições do povo negro na formação da identidade nacional. O encontro também serviu como instrumento de valorização da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana, além de celebrar a música, a dança, a culinária e tantas outras expressões culturais que moldam o Brasil. Esse reconhecimento ao povo negro e a sua cultura é essencial para combater estereótipos, preconceitos e a invisibilidade histórica que ainda persistem em vários âmbitos.
Sabemos que embora o país tenha avançado com políticas afirmativas, como as cotas raciais em universidades e concursos públicos, ainda há muito a ser feito para garantir uma inclusão plena e efetiva da população negra. A Audiência Pública, nesse contexto, trata-se como um espaço para o diálogo e pressão política, no sentido de cobrar do poder pública a ampliação de políticas voltadas à educação, saúde, segurança e mercado de trabalho.
Devido às reformas em andamento no prédio da Câmara Municipal, a sessão não aconteceu nas dependências do Poder Legislativo, sendo acolhida pela sede da OAB Campina Grande, que cedeu seu auditório para o evento. O local foi completamente tomado por representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, jovens e cidadãos que foram debater o tema e propor soluções coletivas.
Sobre o evento, a vereadora Jô Oliveira destacou em suas redes sociais: “Transformamos o auditório da sede da OAB, Campina Grande, em um grande Quilombo de escuta, memórias e construção coletiva”. “Reunimos vozes que ecoam desde a ancestralidade até o presente, reafirmando que a cor da pele nunca deveria ser sentença, mas celebração”.
Por fim, a parlamentar concluiu sua mensagem ressaltando o caráter contínuo da luta contra o racismo: “A luta não cabe em uma data. Ela pulsa em cada gesto de resistência, em cada corpo que insiste em resistir com liberdade”. A vereadora também agradeceu a presença de todos os participantes, reforçando a importância da união e da conscientização na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
Fonte: DIVICOM/CMCG









Deixe seu comentário