Valorizar e disseminar a memória do carnaval de Campina Grande, destacando as suas tradições enquanto expressões de resistência cultural e identidade coletiva. Essa é a proposta da exposição “Carnavalense: tradição e resistência”, que a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI Museu Digital, inaugura nesta terça-feira (10), em Campina Grande, com visitação gratuita para o público.
Em sua segunda edição, a Carnavalense promove uma homenagem a escolas de samba e blocos tradicionais da cidade, que resistem ao tempo e suas transformações. Entre os destaques, estão a escola de samba Bambas do Ritmo, única que permanece desfilando na Rainha da Borborema atualmente, e o Bloco Zé Pereira, símbolo histórico da irreverência e da ocupação cultural do espaço público.
Para isso, a exposição “Carnavalense: tradição e resistência” reúne um rico acervo com fantasias e adereços, além de fotografias que contam a história dos homenageados. Além de conhecer esse acervo, os visitantes poderão testar seus conhecimentos sobre o carnaval em jogos interativos e soltar a voz no karaokê, que vai disponibilizar as tradicionais marchinhas para o público.
Outro destaque, durante a abertura da exposição, programada para às 10h desta terça-feira, será a entrega de quatro comendas, que reconhecem trajetórias coletivas e individuais que mantêm viva a memória carnavalesca da cidade.
Elas irão homenagear as escolas de samba Bambas do Ritmo e Unidos da Liberdade, o fundador do bloco Zé Pereira, Antônio Hamilton Fechine, além de uma homenagem especial, in memoriam, para Astrogildo Pereira. O jornalista, que morreu no último dia dois de fevereiro, deixou uma história de dedicação e amor ao carnaval da Rainha da Borborema, chegando a contribuir, inclusive, com a exposição, por meio de um depoimento sobre a sua relação com o bloco Zé Pereira.
Visite a Carnavalense
A exposição ficará aberta ao público até o dia oito de março. O SESI Museu Digital funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Outras informações estão disponíveis ao público por meio do telefone (83) 3099-0482 e do WhatsApp (83) 98115-4894.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza









Deixe seu comentário