O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter sido presenteado com a medalha do Prêmio Nobel da Paz pela líder da oposição venezuelana María Corina Machado. O encontro entre os dois ocorreu na Casa Branca, na quinta-feira (15).
Em uma rede social, Trump elogiou a oposicionista e afirmou que recebeu a medalha como um gesto de respeito. “Ela é uma mulher extraordinária, que passou por muita coisa. María me presenteou com o Prêmio Nobel da Paz dela pelo trabalho que realizei. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo”.
Mais cedo, María Corina Machado havia confirmado que ofereceu a medalha recebida no fim de 2025, em Oslo. Dias antes, ela declarou que a entrega simbólica seria uma forma de agradecer, em nome do povo venezuelano, pela prisão de Nicolás Maduro.
Após a repercussão, o Instituto Nobel da Noruega esclareceu que o Prêmio Nobel da Paz não pode ser transferido, compartilhado ou revogado. Em nota, a instituição reforçou que a decisão é definitiva e que os comitês responsáveis não comentam atitudes ou declarações dos laureados depois da premiação.









Deixe seu comentário