O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “terrível” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou Jair Bolsonaro e declarou estar “muito insatisfeito” com o resultado. A manifestação ocorreu nesta quinta-feira (11), pouco antes de Trump deixar a Casa Branca em direção a Nova York, onde acompanharia um jogo de beisebol.
A Primeira Turma do STF concluiu a votação e determinou a condenação do ex-presidente brasileiro e de outros sete réus pelo crime de tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão.
Ao comentar o assunto, Trump fez um paralelo com os processos judiciais que já enfrentou nos Estados Unidos. “Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Conheci Bolsonaro enquanto presidente do Brasil e posso dizer que ele é um bom homem”, afirmou.
O líder americano reforçou sua insatisfação com a decisão da Corte brasileira e disse considerar Bolsonaro um “homem notável”. Já o secretário de Estado, Marco Rubio, utilizou a rede social X para prometer que os EUA darão uma resposta. Em sua publicação, criticou o ministro Alexandre de Moraes e classificou a condenação como uma “caça às bruxas”.









Deixe seu comentário