A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal em Assistência Social (Semas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Borborema, promoveu uma ação em alusão às campanhas Agosto Lilás — de enfrentamento à violência contra a mulher — e Agosto Verde, voltada à primeira infância. O evento aconteceu no Salão Paroquial do bairro Catingueira e alcançou cerca de 60 pessoas, entre mulheres e crianças da região.
A programação foi pensada para oferecer diversão, cuidado e informação. As mulheres participaram de serviços de corte de cabelo, escova, design de sobrancelha, manicure, além de oficinas de ginástica interativa, com a professora de educação física Regimenia Carvalho e o oficineiro de esportes Claudinei Correia, além de uma palestra educativa sobre Farmácia Viva, com o diretor adjunto do Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Helimarcos Nunes, que estimulou o uso de plantas medicinais na atenção à saúde.
“Os exercícios físicos dão resultados para o corpo e para a mente, então é importante esse momento de aprendizado para que as mulheres saibam se cuidar, também, através da ginástica”, contou a professora Regimenia Carvalho. “Várias plantas podem auxiliar na saúde da mulher, com atuação preventiva e de cura, então trazer esse conhecimento sobre esse uso medicinal foi muito proveitoso para elas”, enfatizou o diretor Helimarcos Nunes.
Para Paula Barbosa, 43 anos, esse tipo de evento é importante para a comunidade. “Eu já sou atendida pelo Cras, mas quando há ações assim as pessoas que mais precisam gostam muito e é bom para a gente aprender e ainda ter autocuidado. Acho que esse serviço alcança a gente de outras formas que não seja apenas com cestas básicas, acompanhamento com psicólogo e outros atendimentos”, contou.
As crianças também tiveram atenção especial, com atividades conduzidas por equipes do Programa Criança Feliz, que abordaram temas como o uso excessivo de telas. O público infantil participou de brincadeiras, atividades recreativas e recebeu livros infantis, incentivando o hábito da leitura desde cedo. Ainda houve sorteios de brindes entre as mulheres presentes, fortalecendo o vínculo comunitário e a valorização das participantes.
“A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas voltadas ao cuidado, prevenção e fortalecimento das famílias, especialmente em territórios com situação de vulnerabilidade. As campanhas Agosto Lilás e Agosto Verde trazem esse cuidado com as mulheres e crianças, e nosso papel é promover essas temáticas estando mais perto desses públicos”, destacou o secretário da Semas, Fabio Thoma.
Fonte: Codecom
Deixe seu comentário