A Paraíba figura entre os três Estados da Federação com melhor desempenho (na área da Vigilância Sanitária) no estímulo à Cultura da Segurança do Paciente, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), com base nos dados disponibilizados pela Anvisa no Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2024, datado de 7 de abril de 2025.
A fundadora e diretora de Novos Negócios do IBSP, enfermeira Karina Pires, que é pós-graduada em Terapia Intensiva, esteve em João Pessoa acompanhada do fundador e diretor executivo do IBSP, médico infectologista José R. C. Branco Filho, e da consultora do IBSP na região Nordeste, Rafaella Anicésio, que acompanha o trabalho do instituto junto à Paraíba. O motivo da visita foi a participação na Oficina “Segurança do Paciente: Gestão que transforma a Rede de Atenção à Saúde”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) em conjunto com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB).
Em entrevistas e palestras, Karina Pires reconheceu a busca empreendida pela SES/PB, em conjunto com a Agevisa/PB, por estratégias e ações destinadas a garantir uma assistência segura nos serviços de saúde. José Branco, por sua vez, observou que a Paraíba tem tomado iniciativas muito importantes que mostram preocupação com a segurança do paciente em todos os níveis. Ele também reconheceu que os investimentos em saúde na Paraíba têm sido muito crescentes, tanto em nível estadual quanto municipal.
A consultora Rafaella Anicésio também destacou a força e o destaque da Paraíba entre os melhores Estados do Brasil na disseminação da cultura da segurança do paciente. “Estamos aqui há cinco meses fazendo o movimento IBSP/Nordeste, e iniciamos pela Paraíba pelo empenho do Estado em fortalecer as práticas de segurança do paciente”, ressaltou. Rafaella acrescentou que, em conjunto com o IBSP, a Paraíba está sendo transformada num grande movimento onde as pessoas possam entender a importância da construção de Núcleos de Segurança do Paciente como instrumentos voltados para uma gestão de qualidade e de segurança na assistência à saúde das pessoas.
TOP 3 – Segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, a presença da Paraíba, juntamente com o Distrito Federal e com o Estado do Piauí, entre os três Estados da Federação com 100% de conformidade na adesão, por Unidade da Federação (UF), dos hospitais com UTI à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em 2024 resulta do comprometimento da administração estadual e da dedicação pessoal dos agentes que integram a estrutura de saúde do Estado no sentido de disseminar a cultura da segurança do paciente nos serviços de assistência à saúde, públicos e privados, em todo o território paraibano.
Na Agevisa/PB, por exemplo, as ações voltadas para a segurança do paciente são muito intensas e incluem, além das atividades regulatórias e de fiscalização sanitária, a promoção de treinamentos, capacitações e outros eventos afins que envolvem diretamente os gestores e os profissionais que atuam nos serviços de saúde.
Conforme Geraldo Moreira, todos os objetivos, metas e indicadores estabelecidos no Plano Integrado de Segurança do Paciente 2021-2025 vêm sendo priorizados pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP-Visa) e pela gestão da Agência, cujo comprometimento e envolvimento garantem as condições necessárias para a promoção das capacitações e treinamentos, e também para o estímulo aos dirigentes e servidores (colaboradores) dos serviços de saúde em atividade na Paraíba no sentido da adoção e fortalecimento da cultura de segurança do paciente.
Estímulo importante – Para o diretor-geral da Agevisa, os dados apresentados no relatório da Anvisa são muito animadores e estimulantes no sentido da intensificação de um trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, com a efetiva atuação da Agevisa e do Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP-Visa), que vem repetidamente apresentando bons resultados, e que atrai a atenção e a parceria de um número cada vez maior de serviços de saúde.
A diretora-técnica de Saúde e coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Agevisa/PB, enfermeira Polianna Estrela, também ressaltou o esforço do Governo estadual para garantir uma assistência eficiente e segura nos serviços de saúde do Estado. Ela citou a Oficina “Segurança do Paciente: Gestão que transforma a Rede de Atenção à Saúde”, promovida SES/PB, em conjunto com a Agevisa/PB e em parceria com o IBSP, como uma iniciativa importante, dentre tantas outras realizadas na Paraíba, para impulsionar os esforços em promover a segurança em todos os níveis da Atenção.
“Foi um momento de interação e comunicação efetiva para que os diferentes níveis de atenção reflitam sobre a importância de uma atuação conjunta que promova a Segurança do Paciente de maneira integral e sustentável, garantindo que o cuidado prestado seja consistente e seguro”, comentou.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
Deixe seu comentário