O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, participou na última quinta-feira (3) de uma reunião na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na cidade do Recife, para apresentar demandas de industriais paraibanos e discutir estratégias de fortalecimento do setor produtivo no Nordeste.
O encontro com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, foi mais um desdobramento da parceria entre as instituições, formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica, no último mês de maio em evento na FIEPB. O convênio tem como objetivo reunir e compartilhar informações estratégicas, com foco na implantação da Nova Indústria Brasil (NIB) na Paraíba e em outros estados nordestinos.
Durante a reunião, Cassiano destacou a importância do diálogo direto entre os setores público e privado, reforçando que iniciativas como essa têm contribuído para tornar a FIEPB um canal eficaz de interlocução com os órgãos federais. “Tivemos a oportunidade de trazer empresários paraibanos para dialogar com a Sudene, discutir pleitos e avaliar as possibilidades de apoio da autarquia. É um passo importante para aproximar ainda mais os industriais daquilo que pode ser decisivo para geração de emprego e renda no nosso estado”, afirmou.
Entre os pontos debatidos estiveram a territorialização das políticas industriais, os incentivos fiscais regionais e os caminhos para ampliar o acesso da indústria paraibana a programas de financiamento. Segundo Danilo Cabral, a aproximação com a FIEPB e com a Associação Nordeste Forte vem permitindo a construção de soluções mais eficazes para os desafios da região. “A indústria é estratégica para o desenvolvimento do Nordeste, especialmente da Paraíba. Estamos trabalhando para eliminar barreiras, aproximar quem produz e levar resultados concretos à população”, destacou.
Também participaram do encontro membros da diretoria da Sudene, membros do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande (Sindipan/CG) e outros representantes do setor produtivo, como o empresário Valeriano Paulo, que avaliou positivamente a agenda. “Tivemos a oportunidade de sermos recebidos na Sudene, sob intermédio do presidente Cassiano Pereira, para apresentarmos nossas demandas de forma direta. Essa aproximação é fundamental para entendermos o que está sendo construído e como podemos avançar juntos”, declarou.
Outro ponto abordado foi a construção do Data Nordeste, uma base de dados regional que está sendo desenvolvida com apoio da FIEPB, e que tem como finalidade oferecer informações econômicas, sociais e ambientais para subsidiar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento.
Ao final do encontro, Cassiano Pereira reiterou o compromisso da Federação com a articulação institucional em favor dos interesses da indústria paraibana e nordestina. “Seguiremos firmes na construção de caminhos que valorizem quem empreende, quem gera empregos e quem acredita no potencial produtivo do nosso estado e da nossa região”, concluiu.
Texto/Colaboração | Igor Batista
Deixe seu comentário