PCN convidou mulheres para homenagear mulheres neste dia 8 de março.
Chegou a vez de conferir a homenagem que a psicanalista, bailarina e professora Myrna Maracajá preparou para a poetisa Irene Dias Cavalcanti:
“Neste dia 8 de março, escolhi a poetisa, romancista jornalista e advogada Irene Dias Cavalcanti para receber minha homenagem e reconhecimento. Irene foi um ícone feminino da literatura erótica nos anos 70, marcou presença na cena literária de João Pessoa já nos anos 60, com o lançamento de “Eu, mulher”, seguido de “Lirerótica”, ambos livros de poesia. Depois, migrou do gênero poético para o ficcional. O seu livro mais recente é “O médico e a Noviça”, de 2011, cuja “orelha” eu tive a honra de escrever.
Trabalhei, em 2005, com a obra poética de Irene no espetáculo de dança intitulado “Em ti, mais do que tu”. Apesar de ser potiguar, Irene vive na Paraíba desde a infância e foi um marco importante em nossa literatura de autoria feminina. Hoje, vive em João Pessoa. Foi corajosa e revolucionária ao escrever poemas eróticos na década de 70. Muita gente não conhece a obra de Irene e, com essa homenagem, fica o convite para o povo paraibano conhecer a força subversiva da escrita de Irene Dias, uma mulher à frente de seu tempo, que ousou dizer sobre algo sempre invisibilizado: o desejo feminino. Considero Irene a nossa Hilda Hilst paraibana”
📲 Confira mais posts ao longo do dia no nosso feed!
Deixe seu comentário