A importância da opinião do turista
O empresário Divaildo Bartolomeu de Lima, presidente do SindCampina, comenta os resultados da pesquisa realizada em parceria com o grupo 6Sigma sobre a visão do turista na edição 2016 do Maior São João do Mundo.
Dados relevantes
Campina Grande recebe milhares de turistas durante o São João e tem sua economia aquecida, principalmente nos setores de hospedagem e alimentação. Para medir a satisfação de quem visita a cidade no período junino e captar informações importantes para o planejamento estratégico da festa, o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande e Interior da Paraíba (SindCampina) realiza um trabalho de pesquisa, desde 2009, em parceria com o grupo 6Sigma.
Os resultados da nova edição foram apresentados esta semana, durante evento comandado pelo empresário Divaildo Bartolomeu de Lima, presidente do SindCampina. A pesquisa foi feita entre os dias 11 de junho e 3 de julho deste ano. O grupo 6Sigma coletou 421 formulários respondidos por turistas que visitaram os pontos mais movimentados do Maior São João do Mundo: Parque do Povo, Estação Velha, Locomotiva Forrozeira, Sítio São João, Vila dos Tropeiros e Vila do Artesão.
“A pesquisa é uma ferramenta muito importante e influencia a tomada de decisões futuras por parte do poder público e da iniciativa privada. Nosso São João cresce a cada ano e precisamos de um parâmetro para investimentos que possam melhorar a festa como um todo”, comenta Divaildo.
O empresário lembra que muitas melhorias implantadas nos últimos anos levaram em consideração a opinião dos turistas. “A classe empresarial está empenhada para ouvir as sugestões e alterar o que for necessário para que o São João seja melhor a cada nova edição”, garante.
Números positivos
De acordo com a pesquisa de 2016, a maior parte dos turistas veio da região Nordeste (70,9%), tomou conhecimento da festa através de amigos e parentes (46,1%) e usou carro próprio ou alugado para chegar a Campina Grande (50,2%).
As mulheres são maioria entre os visitantes (54,2%). Nos quesitos escolaridade e renda, a maioria tem ensino superior (51,7%) e renda familiar acima de 6 salários mínimos (52,0%).
Quase metade dos turistas (48,6%) ficou na cidade por até três dias. A média geral de permanência foi de 4,3 dias. Apenas 28,6% estiveram aqui em 2015 e 73,3% pretendem retornar no próximo ano.
Divaildo ressalta um ponto positivo para a economia local: “Em 2016 a rede hoteleira passou a ser o principal local de hospedagem dos turistas. A ocupação foi excelente durante todo o mês, principalmente nos principais finais de semana da festa”, lembra. Hotéis, pousadas e motéis foram as escolhas de 43,7% dos turistas, superando os 35,6% que se hospedaram na residência de familiares.
E a crise?
Claro que a recessão na economia nacional afetou o Maior São João do Mundo. “Nós já esperávamos que a crise impactasse os gastos dos turistas. Os brasileiros estão preocupados em economizar, mas mesmo assim não deixaram de aproveitar a festa e gerar renda para a nossa cidade”, conta Divaildo.
Em comparação com o ano passado, o turista gastou 22,6% a menos com alimentação (em média R$ 507,99). Por outro lado, precisou pagar mais pela hospedagem, que teve um acréscimo de 5% na média de gasto, que foi de R$ 1.161,71.
Menos da metade (45,2%) dos turistas que responderam a pesquisa aprovou os preços praticados na rede hoteleira. Em 2015 essa porcentagem foi de 70,1%. Para Divaildo, o aumento no valor das diárias foi inevitável. “Isso faz parte da atual conjuntura econômica. Os preços dos insumos cresceram, a demanda de hospedagem foi altíssima e os empresários precisaram fazer contratações extras para garantir a qualidade do serviço e o conforto dos hóspedes”.
A satisfação do turista com o atendimento (87,4% de aprovação dos hotéis e 90,9% dos restaurantes) foi excelente na análise de Divaildo. A hospitalidade do povo campinense é um dos itens como melhor avaliação: 96,8%.
Ponto preocupante
O quesito segurança teve a maior queda em satisfação na pesquisa. Em 2013, 86,2% de quem visitou a cidade aprovou a segurança de forma geral. A porcentagem este ano caiu para 57,2%. Entre as sugestões deixadas pelos visitantes nos formulários, o reforço na segurança também foi o ponto mais cobrado.
“O setor de hotéis e restaurantes é bastante prejudicado pelos problemas de segurança. Nossa preocupação é constante durante todo o ano, mas a situação realmente se agrava durante o período do São João”, comenta Divaildo. “Através do SindCampina, nós temos procurado dialogar e fazer parcerias com a polícia e com os órgãos competentes para a melhoria da segurança pública. Se o turista se sentir seguro vai aproveitar a festa com mais motivação e alegria”.
De olho no futuro
Divaildo Bartolomeu de Lima é um dos principais empresários do setor de alimentação de Campina Grande, comandando o restaurante Tábua de Carne desde 1991. Em seu terceiro mandato à frente do SindCampina, ele destaca com entusiasmo o envolvimento dos empresários e a importância de uma entidade representativa de classe. “Hoje temos mais de 50 empresas associadas ao SindCampina e cerca de 20 membros na diretoria, todos trabalhando para qualificar nossos colaboradores e posicionar o segmento para tudo de bom que acontecer na cidade”.
Gestor experiente e engajado, Divaildo se mostra muito otimista com as futuras edições do Maior São João do Mundo: “Com a união da classe empresarial e a hospitalidade do povo campinense, eu tenho certeza de que a nossa festa só tende a crescer e a melhorar nos próximos anos”.
Fotos: Jô Carvalho
Deixe seu comentário