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Karla Sousa e Eduardo Amorim

04 de outubro de 2016 Entrevistas

Karla Sousa e Eduardo Amorim

O doce sabor do sucesso

A doçaria La Suissa é um dos pontos gastronômicos mais tradicionais e bem frequentados de Campina Grande. Os empresários Karla Sousa e Eduardo Amorim nos contaram detalhes da história do empreendimento, que está prestes a completar 25 anos de sucesso na cidade.

Fazer o que se gosta
Logo ali, no centro da Rainha da Borborema, existe um lugar que desperta sensações muito especiais nos campinenses e encanta os turistas que visitam a cidade. “Em sinto que tem magia aqui dentro”, confessa Karla Sousa. Ela é uma das sócias da La Suissa, tradicional doçaria de Campina Grande comandada pela família Amorim.
Karla lembra como tudo começou. No início da década de 90, ela e Eduardo Amorim já eram amigos e trabalhavam juntos como dentistas no Rio de Janeiro. Os dois decidiram deixar a profissão para trás e investir na gastronomia. “Primeiro Eduardo retornou a Campina, em novembro de 1991, e inaugurou uma loja de doces no centro da cidade. Um ano depois, eu não pude recusar o convite e me juntei a ele no negócio”.

Um negócio, como ressalta Eduardo, de família: “Minha mãe [Gilda Amorim] é uma exímia cozinheira. Em todas as festas da nossa infância era ela quem preparava os quitutes e os docinhos. Passou essa paixão para os filhos, se tornou banqueteira e começou a aceitar encomendas para festas, numa época em que não existiam os grandes buffets de hoje em dia”, conta o empresário.

Com experiência, ótimas receitas e muito carinho, dona Gilda foi personagem essencial para a criação da La Suissa. Até hoje, 25 anos depois, muitas das delícias que encontramos na vitrine da doçaria são preparadas do jeito que ela ensinou.

O tempo passou, os doces ganharam o paladar do campinense e a La Suissa cresceu. Em junho de 1998 os empresários mudaram a loja para um local maior, na Rua Irineu Joffily, onde funciona atualmente. A segunda unidade nasceu em 1999, no recém-inaugurado Shopping Iguatemi (hoje, Partage Shopping).

E o que mudou durante todo esse tempo? “A La Suissa se fortaleceu como empresa, investindo em maquinário moderno e profissionalizando a equipe. Conseguimos consolidar nossa marca e criar um padrão de qualidade”, analisa Eduardo. E Karla acrescenta: “Nós temos paixão pelo que fazemos. Talvez seja a magia dos sabores… O tempo aqui parece não passar. Muitas vezes chega a hora de ir para casa e eu nem percebo, fico conversando e só saio três horas depois”.

La Suisa (1)

Sintonia e motivação
A sociedade que administra a La Suissa envolve também outros dois irmãos da família Amorim (Juliana e Luciano), mas Eduardo e Karla dividem o comando direto da empresa e de seus 60 funcionários. “Nós revezamos os horários para que sempre um dos dois esteja por aqui. As férias de cada um são em momentos diferentes”, comenta Karla.

É evidente que eles se entendem muito bem e combinam perfeitamente seus talentos na administração da La Suissa. Enquanto Karla está envolvida na cozinha, Eduardo cuida das compras, por exemplo. E uma coisa é indiscutível para ambos: a qualidade de tudo que entra na cozinha e de tudo que sai para as mesas.

“De um lado temos uma fábrica; do outro, uma loja. Trabalhar com alimentos envolve muita responsabilidade, por isso fazemos questão de ter sempre matéria prima de ótima qualidade, fornecedores e marcas de confiança para garantir que os produtos que nós vendemos sejam excelentes. Manter esse padrão é a parte mais difícil, mas eu acho que também é a explicação para nosso negócio dar certo durante tanto tempo”, explica Eduardo.

Outro grande desafio, segundo ele, é conciliar o tradicional com a novidade. “Temos receitas que não podem sair da nossa vitrine. O pastel de açúcar, por exemplo, é campeão de vendas desde o primeiro dia da loja. Quem come um docinho e gosta vai querer encontra-lo daqui a uma semana, um mês ou um ano com o mesmo formato e o mesmo sabor. É a importância da memória gastronômica”.

Mas a gastronomia tem moda, como explica Karla: “Claro que a gente também se preocupa em criar novas receitas e trazer tendências de fora. Nossa equipe é engajada para isso, principalmente durante os festivais. Cada um apresenta suas ideias e pensamos juntos para surpreender os nossos clientes”. Os festivais que ela cita são o junino, com comidas típicas durante o São João, e o festival do morango e chocolate, promovido nos finais de ano.

La Suisa (2)

Priorizando investimentos
Karla e Eduardo contam que a La Suissa despertou interesse de muitos investidores ao longo dos anos. “Não faltaram propostas de possíveis franqueados e cobranças de pessoas de outras cidades do Brasil e até do exterior, mas nós decidimos não arriscar”, confessa Eduardo. Para o empresário, abrir outras unidades da La Suissa fora de Campina é uma possibilidade descartada. “Nós chegamos a cogitar uma loja em João Pessoa, mas nenhum dos sócios queria morar fora da cidade e nossa qualidade de vida poderia ser comprometida. Franquear também não é uma opção, pois não podemos colocar em jogo a qualidade e a confiança de uma marca que lutamos tanto para construir”.

Enquanto isso, os campinenses podem esperar muitas novidades da La Suissa para breve. O restaurante do centro será totalmente repaginado para a comemoração dos 25 anos, em novembro. “E agora, no dia 1º de setembro, vamos reinaugurar a loja do Partage Shopping, na nova praça de alimentação”, anuncia Karla.

Desafios constantes
“Tem muito suor e luta na história da La Suissa”, revela Eduardo Amorim. Em tempos de recessão na economia nacional, o empresário acredita ter a chave para encarar os problemas: “Nós já enfrentamos crises piores do que essa atual. O Brasil é um país difícil para as empresas, que raramente sobrevivem por mais de uma década. O segredo é trabalhar, nunca deixar de trabalhar. Em certos períodos nós vendemos menos e trabalhamos mais, mas nunca deixamos de agradar nossa clientela”.

Orgulhosa de seu restaurante, Karla diz que só tem a agradecer. “A vitória não é só minha e de Eduardo, é de todos que trabalharam e trabalham conosco. É de todos os campinenses que frequentam e fazem propaganda da La Suissa. Nesses 25 anos nós já alcançamos três gerações de clientes: os pais traziam seus filhos e agora trazem seus netos para comer aqui. Isso é muito gratificante”.

Fotos: Jô Carvalho

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