A partir deste sábado (5), os parisienses poderão, enfim, voltar a nadar no Rio Sena, encerrando uma proibição que durava mais de um século. Três pontos específicos ao longo do rio foram preparados para receber mais de mil pessoas por dia, e estarão disponíveis entre 5 de julho e 31 de agosto, segundo informaram autoridades locais.
A liberação faz parte de um projeto ambicioso que visava tornar o Sena próprio para banho, especialmente por conta dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem este ano. “Estamos especialmente felizes por termos provado que os céticos estavam errados e cumprido os compromissos assumidos, em algo que era muito grande e complicado de alcançar. Os Jogos ajudaram a acelerar esse processo”, declarou Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris responsável pelo Sena.
Para garantir a segurança dos banhistas, a cidade investiu pesado na melhoria da qualidade da água. Foram conectadas milhares de residências ao sistema de esgoto, modernizadas estações de tratamento e construídos grandes reservatórios para conter o escoamento de águas pluviais e evitar o transbordamento de esgoto em dias de tempestade. A liberação dos pontos é considerada um marco histórico para a cidade.
Deixe seu comentário