Referências à lagoa que veio a ser o Açude Velho
Documentos atestam que existia uma lagoa natural, ou alagado, nas proximidades da povoação de Campina Grande. Uma obra editada em 1817, de autoria do Padre Aires de Casal, ao mencionar Campina Grande diz que “seus habitantes bebem de uma lagoa contígua, a qual, faltando água nos anos de grande seca, os obriga a ir busca-la ali a duas léguas”. Desde os tempos de aldeia, Campina Grande já era um lugar perfeito para pouso de viajantes e negociantes, por estar situada bem no meio do caminho que ligava o sertão ao litoral, em terras adequadas à cultura de vários cereais indispensáveis à vida dos colonos, e junto a uma lagoa no remanso do Riacho das Piabas, a chamada Lagoa das Tabocas que mais tarde viria a ser represada para aumentar sua capacidade hídrica e hoje é o belo manancial do Açude Velho.
📖 Neste dia 11 de outubro, o Portal Celino Neto comemora os 157 anos da Rainha da Borborema publicando uma série especial com trechos do livro ‘História de Campina Grande: de aldeia a metrópole’, de autoria dos historiadores @steinmullermariaida e @vanderleyihcg.
📲 Para informações sobre como adquirir um exemplar do livro, basta falar com Gabriela Araújo no Whatsapp: (83) 99807-8860.









Deixe seu comentário